quinta-feira, 3 de julho de 2008

Finalmente...o testamento!

Olá família e amigos!
Finalmente consigo escrever qualquer coisa de jeito, mais informativa e útil, já que os últimos posts foram meio a correr. Ainda não temos Internet, mas de vez em quando apanhamos wireless do vizinho. Assim, escrevi no portátil ontem à noite no Word e agora foi só copiar para uma pen e por no PC de um amigo que apanha a rede, e postar.
O pessoal chegou todo bem na 2ª feira, ainda vinham cheios de energia e nós já cansados de uma semana muito atarefada. As novidades eram mais que muitas e a agitação também, principalmente porque queriam saber e perceber tudo o que tínhamos feito e passear na cidade para conhecer o que nós já visitámos.
Já estamos na casa nova, é uma pensão com 3 andares: 5 quartos e 3 casas de banho no piso térreo e no 2º andar, sala de estar, cozinha e sala de apoio no 1º andar. Temos ainda um pátio muito bom atrás da casa para lavar e estender a roupa. Mas assim que chegámos tivemos um problema: 2 dos 5 quartos só estavam vagos na 5ª feira, portanto foi necessário apertarmo-nos nos outros 3 quartos durante parte da semana. Hoje que a casa ficou toda para nós, fizemos uma limpeza geral, principalmente às casas de banho e aos quartos. Temos 3 guardas que rodam entre si, sendo que cada um trabalha 24 horas: o Pasmaldo, o Sr. Henriques e o Afonso. Para além destes, temos a D. Zaida que trata da limpeza da casa, e que futuramente também tratará da roupa de quem preferir pagar para não lavar no tanque (eu com a minha experiência lavo no tanque e poupo uns trocos)! A Visabeira vai em princípio patrocinar-nos a lista de compras, por isso em princípio vamos contratar uma cozinheira para os jantares; como poupamos na comida, não precisamos de ir jantar fora e assim temos alguém que saiba cozinhar para 15 pessoas.
O processo com a escola, universidade e Cruz Vermelha Moçambicana está a andar. Até agora nenhuma das 4 vertentes do PUMAP já está a trabalhar, mas os protocolos estão quase assinados. Hoje de manhã fui ao centro da Cruz Vermelha em Xipamanine, onde vamos desenvolver as actividades com as crianças de lá. Depois conto melhor como é assim que começar a trabalhar e conhecer melhor o local. 2ª feira devo ir às missionárias da caridade, no Bairro do Hulene. A escola primária onde os elementos da vertente Alpha vão dar aulas ainda não está decidida, há uma em Maxaquene que eu gosto particularmente pela necessidades e fragilidades da escola, mas também há outra aqui mesmo perto de casa, que tem muitos miúdos e como fica perto de casa dá muito mais jeito, pois as aulas começam às 6:30. Sim, aqui o dia amanhece às 5h, às 6:30h as crianças estão na escola e às 7:30h abrem todas as repartições públicas.
O protocolo com a universidade Eduardo Mondlane é o que está mais complicado. Está tudo acertado na reitoria e com as associações de estudantes, no entanto as faculdades estão relutantes em nos facilitar as salas, já tentámos a de Economia que não nos recebeu lá muito bem, ainda hoje vamos tentar a de Direito. A reitoria pode sempre forçar uma faculdade a nos ceder uma sala durante 2 meses para a vertente de UniSense (sensibilização para a SIDA) e Executive Training (aulas a universitários), no entanto não queríamos entrar por essa via pois pode originar conflitos entre os diferentes órgãos e não queremos ser os causadores. Esperemos que para a semana esteja tudo a funcionar e que as aulas comecem logo. Estou em crer que sim!
Já domino a cidade de Maputo de uma ponta à outra. Na 3ª feira dividimo-nos em 3 grupos e cada grupo foi com um dos elementos que já estava cá à uma semana. Correu muito bem, o meu grupo andou que se fartou, mas ficou a conhecer os cantos à casa! Se precisarem de um guia turístico para Maputo, já sabem que me podem contratar (casa, comida e a viagem é apenas o que cobro!).
Hoje andei de chapa! Para quem não conhece, é uma espécie de van, carrinha de 9 lugares, tipo renault trafic, aquelas carrinhas pão-de-forma, que fazem de carreiras por Maputo. Só que aquelas camionetas só têm ponto de partida e ponto de destino, o caminho é à escolha do motorista, e chega a levar à vontade 40 pessoas. Só sentadas num banco de 3 passam a caber 5, sendo 4 filas porque não há bagageira, dá logo 20, e depois os outros vão em pé, ao colo, sentados na janela, em pé pendurados na porta, onde der e couber. Entra-se e sai-se pelas portas laterais de correr, e paga-se à saída 5 ou 7 meticais dependendo do percurso, o que equivale a qualquer coisa como 20 cêntimos por viagem. É giro, é barato, estão sempre a passar e é uma aventura porque nunca sabes ao certo qual o caminho que vais fazer.
A Internet cá em casa deve ser activada nos próximos dias, porque já existe todo o equipamento montado, só que foi cancelado o serviço por não haver utilizadores que quisessem pagar por ele. Por ser uma pensão, os hóspedes, não passavam muito tempo em casa, logo não usavam a Internet disponibilizada. Agora vai ser novamente ligada para nós, e a Visabeira também vai patrocinar esse serviço (a Visabeira é a empresa que detêm o controlo da Tvcabo em Moçambique). Ainda não sabemos se conseguimos por wireless ou só uma entrada, no entanto, mesmo que seja só uma entrada, haverá uma escala para cada um usar um determinado tempo por dia e aí dou sinal de vida.
Este fim-de-semana devemos ficar por Maputo, para conhecer melhor o resto da cidade (mercado na baixa, jardim dos namorados, o porto de pesca, o museu de história natural, ver um jogo de futebol e de basquetebol, conhecer a noite moçambicana, …). Amanhã vamos sair ou para a Macaneta (discoteca africana) ou para o Coconuts (discoteca mais ocidental).
Tenho visto os vossos comentários e perguntas, assim que puder respondo a tudo, mas preciso de mais tempo na Internet para responder assim que leio a pergunta. Desculpem se não respondo aos e-mails, a sério que os leio todos, não tenho é disponibilidade para estar a escrever a cada um.
Já sei que a Tutty ficou na patrulha da Madalena, ficou em óptimas mãos, fico aqui descansado sabendo que no Kandandu ela vai ser como sempre bem tratada. Força pessoal, já está quase e eu aqui cheio de pena de não poder estar convosco.
Obrigado à mãe mais preocupada do mundo por me ter carregado o telemóvel, mas a culpa não é minha! Como me ligam e eu tenho que atender para não parecer mal-educado, pago roaming, logo o saldo leva um rombo. Fica mais barato responder pelo número moçambicano +258 828201468, portanto só gasto dinheiro do 96 com o roaming!
Avisem a Ana Pereira que estou em Maputo, ela tem-me mandado mensagens e ultimamente manda a dizer que está preocupada por não lhe responder às mensagens dela, mas não estou a conseguir enviar-lhe mensagem a dizer que estou cá!.. Digam-lhe que está tudo fino, e que assim que puder lhe mando um mail!
Bem, este testamento está longo, espero que estejam com paciência para ler mais um pouco, acho que vou colocar umas imagens para isto não ficar tão secante. Mommy ainda não deu para ver bem os mapas que me mandaste, só vi as anotações mas não tive tempo de passar para o meu mapa a papel. Mas prometo passar em todos os sítios e tirar fotos para vocês verem. No domingo, quando ia com o Mário e a Ângela no carro, passámos pela “Marta da Cruz e Tavares”.
Para quem quiser enviar-me qualquer coisa, e a pedido da Madalena, que certamente vai enviar uma carta com uma lista de compras para ela e para a Titã, aqui fica a morada da casa nova: “Rua da França, nº 297, Hóspede Guilherme Santos - PUMAP, (ainda não sei o código postal), Maputo, Moçambique”! Não sei se o código postal é importante, mas vou tentar averiguar qual o código da casa e depois ponho aqui.
Como anda a vida por aí? Quem são as caras novas do Benfica? Já sei que andam as fofoquices de novo no ar na paróquia agora por causa da saída do Pe.Ildo (como as más notícias correm depressa!), como está tudo por lá? Prontos para o Kandandu? Há mais greves dos camionistas, ou o AKI vai vendendo que é um espectáculo? A minha caminha, já reclama pelo dono? O Sol abrasador já acalmou? Nós temos RTP África, que dá o telejornal, mas como calha normalmente à nossa hora de jantar, não temos visto…
A embaixada de Portugal também disponibiliza Internet para quem quiser utilizar, por 30Meticais à hora, 0,85€ o que não é caro. Se não conseguirmos colocar Internet vou um dia para lá, o problema é que é um pouco longe para ir apenas para a internet, não compensa muito todo o caminho a pé até lá.

Bom, acho que já chega, deu para por a conversa em dia e despejar todas as memórias que tinha aqui a guardar desde segunda-feira. Assim que puder, ponho mais notícias, principalmente sobre a casa que agora é a nossa maior novidade.

Beijinhos e abraços para todos, aquele especial para os mais próximos e que fazem muita falta.
Estamos Juntos
Gui =)

PS: desculpem os erros de português ou principalmente se a estrutura das frases não fizer sentido, mas começa-se a falar como eles falam cá, e é difícil ver se as frases estão correctamente construídas.

9 comentários:

mãe - zé disse...

Parabéns outra vez!!!

Hoje recebi imensos telefonemas a darem-te os parabéns. Mando-te um mail mais tarde com os nomes.

Parece estranho mas está a chegar ao fim do dia e ainda não há bolo...Falta o bolo de chocolate - ficas com água na boca.

O que importa é que tenhas um dia muito Feliz.

Obrigada pelas notícias.

Bjs.,abraços, xi-corações, hugs

Mommy

Anónimo disse...

Aloooô! Como não sei qual o melhor meio de contacto para te desejar os parabéns mando por todos!!!!
Muitos PARABéns!!!!!! Eu já sei que tu agora só desfazes mas estás na mma a ficar muito velho!!!! Como está a ser o dia? Já sabes que te desejo o melhor!!! Um dia muito feliz!!!!
Beijão (",)
p.s: prometo que dp venho cá comentar tudinho mas tenho exame no sábado e não estudei nada!!!
Rita

Anónimo disse...

Meu querido netinho,
acabei de chegar a tua casa, são 6.3o da tarde, vim tomar conta da >teresinha, os teus pais foram ámissa pelo seu filhinho. o munso enriqueceu com o teu nascimento e
Jesus bate palmas de contente. Per-manece srempre de maãos dadas com ele e maria sua mãe e viverás em plenitude de alegria. deves sentir as orelhas a arder, só se ouve falar bem do guilhermino santinho. continuas nos nossos corações a cada momento e que a tua missão em moçambiaue seja sempre abençoada. A Teresa é que me está a ensinar a escrever-te. m-ais umma vez. many happy returns of the day enjoy your stay in my beloved Mozambique and my compliments to all the mosquitos. Beijinhos da vóvó Tica

São disse...

Querido sobrinho

Fantástica descrição da tua vida aí.
Continua a descrever as coisas com esse pormenor e não ligues aos erros.
Beijoquinha de PARABÉNS

Gostámos muito de te ouvir ao telefone. Vou repetir a experiência mais vezes.
Consulta o teu mail.
Um xi maningue apertadinho
da Tia São

Unknown disse...

ola! bem tou como a rita! mando por todos os meios.. prtanto PARABENS! espero k o dia tenha sido mt mt bom! difrente dos outros ans foi de certeza! cntinua a contar novidades! desta vez e k foi:p mt bem.. tas a evoluir:p txi casa com 3 andares.. altamente!!!

A minha mae tb ta aki a mandar um bjnho de parabens!;)

bem va vou.m! bjs**


Susana

Espanhol disse...

Olá!

Eu vim cá para dizer-te uma coisa, mas já não me lembro o que era. Não devia ser importante.

Estou a brincar...

Muitos parabéns. Desejo-te muitas felicidades.

Seja a Macaneta ou Coconuts, o importante é divertires-te e dançares muito (não digo mais nada porque senão a Ana bate-me por te estar a dar ideias =P)

Um grande abraço

Anónimo disse...

Eh Oena? Abaali

Baièté!

Fiquei à espera do post do dia do aniversário e depois distrai-me e... é o que se lê... só agora desejar-te um feliz anversário. Tás a ficar coquana!

Espero que tenhas tido o tal bolo de chocolate, sempre acompanhado de Vimto... Hummmmm! Mas também pode ser uma pombe!

Baièté!

Ana Pereira disse...

Amigo Gui
fui informada por várias fontes da tua já estadia por terras africanas. Não sabia que ias tao cedo. O teu pai foi super simpatico e ligou-me a avisar. A Susanita enviou-me o blog. agora ja fico a saber tudo de ti. Dia 3 lembrei-me de ti e rezei para que continues a ser esse Dom de Deus Vivo. Um abraço de saudades, Ana

Sossó disse...

Parabéns atrasados. Descobri hj o teu blog! Fico feliz por saber que estas bem e que estás entusiasmado! :D bjocas grandes! aproveita e diverte-te que acredito que seja único!
Entretanto aqui a tua amiga também já é licenciada!! "Viva nós"