segunda-feira, 30 de junho de 2008

E no sétimo dia, Deus descansou... mas nós não!

Olá a todos!!!!
Ontem o dia foi riquíssimo! De novidades e aventuras! Acordámos bastante tarde (11 da manhã aqui é quase hora do almoço), e fomos almoçar a casa do Mário e da Ângela, uns amigos do meu pai da minha tia São. Vieram-nos buscar a casa e quando lá chegámos os meus 2 colegas começaram a entrar em colapso. E não é para menos: a casa fica perto da costa do sol, com um vista lindíssima para o mar, piscina, e só para terem uma noção, o que mais os impressionou foi terem árvores dentro de casa (literalmente) e macacos no jardim. Eu já conhecia a casa por fotos, no entanto não deixou de ser uma agradável surpresa. Mas a casa não é tudo, eles também foram espectaculares. Comemos caril de camarão (ai ai a inveja), daquele camarão mesmo de Moçambique, que se vê que estiveram a tirar as tripas, e acompanhado com tudo, arroz branco, paparis, banana, estava delicioso. Também conhecemos os 3 cães deles: a fera (que parece um cão a pilhas), a Jackye e o Boss (2 pastores alemães).
Depois do almoço levaram-nos a ver a Costa do Sol, uma zona pesqueira mas com praia que até dá para dar uns mergulhos, e depois fomos até à Matola, uma cidade visinha de Maputo (para quem não conhece, fica tipo como Loures ou Vila Franca de Xira está para Lisboa), que serve como dormitório à capital, onde vimos o Radio Club de Moçambique. Quando voltámos já passava das 5 da tarde, e já estava quase de noite. Muito obrigado Mário e Ângela.
Chegando a casa, esperava-nos uma festa com um pessoal da BCG (Boston COnsulting Group), amigos do João e da Rosa. Então, fui praticamente obrigado a fazer uma dose reforçada de Apple Crumble (viva a receita da Leonor) para a sobremesa, e fui com o João para o pátio da casa acender o lume. Demorou a pegar porque estava muito vento, mas ficou óptimo. Já estou um perito naquilo. E agora, para os mais curiosos, a ementa consistiu de: ovo mexido com alheira no pão para abrir, maçaroca com manteiga para entrada, picanha grelhada com arroz frito, e o apple crumbre para fechar. Brutaç!!! A carne aqui realmente é óptima. Ah, isto tudo enquanto viamos a Espanha a vencer a Alemanha! "Eeeh Biiibá la España"! Ah, e isto tudo também sem água, que faltou ontem!
Depois, veio a parte chata: soube-se de um grupo de 11 elementos portugueses que estavam a tentar fazer o check-in no aeroporto da Portela, e que levavam 40Kg a mais do permitido! Isto porque para além da carga normal, nós tinhamos direito a mais 100Kg para levar os computadores, tendas e material que iriamos doar a várias organizações. Só que esse peso ficou a mais do permitido. Depois: morreu a avó de uma das participantes, logo ela não quis embarcar, mas a sua mala já tinha passado no check-in...
Enfim, lá se deixaram uns monitores no aeroporto, juntamente com uns champoos e gel de banho, e entrou tudo. 10 minutos antes de o avião partir, a responsável pela carga ainda não tinha embarcado, mas temos notícias de que vem tudo no avião! Às 11:30, hora portuguesa, ainda estavam elementos antigos do PUMAP junto da jovem que não embarcou e que esperava que a sua mala não tivesse vindo para Maputo. Quando o avião cá chegar, logo vemos onde está a mala!
Com toda a animação do jantar e o jogo, aliado à confusão em Portugal, foi impossivel vir para aqui escrever um pouco.
Hoje mudamos de casa, saímos aqui de casa do João e da Rosa e vamos para a nossa pensãozita. Por isto, e por sermos 14 agora (a alícia ainda não se sabe quando vem...), o meu acesso à net está condicionado. Assim que puder, volto a escrever, mas entretando vou dando sinal de vida por telemóvel.
Obrigado ritinha pela mensagem, boa sorte para vocês também com os miúdos. Já soube da notícia do Pe. Ildo. Mudança é uma coisa difícil, todas as pessoas são resistentes à mudança, mas quando essa mudança é operada por vontade do Senhor, por que é que existe resistência nossa em aceitar? Só ele conhece o caminho para o seu povo... O meu desejo daqui é que a comunidade se mantenha assim mesmo, comunidade, e que apoio seu guia no seu novo projecto (boa sorte Pe. ILDO!!!!) e acolha tão bem o novo prior como acolhe todos os novos membros da nossa comunidade. Um representante de Deus é sempre representante de Deus, quer seja alto, baixo, gordo, magro, novo, velho, branco preto amarelo vermelho azul ou do sporting!
Tenho tanta coisa nova para contar, que me esqueço de muitas. Vou começar a escrever num papel e depois copio para aqui, porque senão sai sempre à pressão. Já tenho algumas fotos, estão no meu pc, só que dá algum trabalho estar a por aqui, quando tiver tempo ponho.
Beijinhos a todos, vão dando notícias de Portugal!

PS: Pai, controla o peso, ouvi dizer que isso tá mau; Tutty, começa a ler livros agora no verão; Mommy, o meu saldo please, e o mapa; ritinha e todos os outros, boa sorte para os exames e força no estudo; Jorge Dias, a folha informativa no site, com está?; João P., se precisares de alguma informação de cá antes de chegares, avisa!

3 comentários:

Rui Santos disse...

olá Gui, ainda bem que se divertiram com o Mário e a Ângela, como calculei que iam comer uma carilada, o nosso almoço tb foi mas de bocas só faltou a banana.
Ia mandar um mail sobre o Padre Ildo mas já sabes da noticia.Os mapas mandei-te hoje, boa mudança de casa, queres ajuda...
beijinhos
Pai

Anónimo disse...

Baièté!


Abaali?

Como tenho um recado para mim neste post... tenho que obrigatóriamente responder.... e a resposta vira pergunta: posso enviar-te?

Makhissimusse Manene. :P

São disse...

Alô GUI

Gostei das novidades e fico feliz de teres gostado de estar com a Angela e o Mário. Já te tinha dito que eles são o máximo!
Que pena a confusão dos teus companheiros de caminhada. Oxalá tenham chegado bem e já se tenham recomposto.
Hoje, ou melhor ontem às 14.45 nasceu o neto da TANA, o Salvador, filho do Diogo e da Sofia.
Temos mais um primo na família e a Pilar ficou Bisavó.
Como já é tarde não vou escrever mais.
Um beijo e até amanhã. Boa mudança.
Tia São