terça-feira, 24 de junho de 2008

2º Dia - Maratona

Olá a todos!!!!!!!!
Bem, hoje foi só andar. Saímos às 9 da manhã, e foi sempre a andar até às 7 da noite (sim, aqui às 5 da tarde é o por-do-sol!). A reunião na reitoria da universidade correu razoavelmente bem, mas isso não é o mais importante: ainda não temos casa! É claro que ja corremos as imobiliarias todas e Maputo e todos os agentes que trabalham em part-time, temos Maputo inteiro a trabalhar para nós! Para terem uma noção, amanhã é feriado cá e nós já temos combinado com 4 pessoas diferentes para nos levarem a ver casas. Hoje vimos uma apenas, apesar de termos vários contactos agendados para hoje, mas como diz o ditado: "aqui é tudo devagar, devagarinho, quase parado".
O transito aqui é impressionante. Não se respeita nada! Se não vem carro, é porque dá para seguir, e se tiver peao na rua, nós contornamos. Foi assim que o nosso taxi nos levou do Piripiri até casa à noite. O chapa é uma tentação, mas por enquanto andar a pé é a solução, excepto à noite.
Os cães também são racistas!! Aqui em Maputo não há cães na rua, porque eles ladram para todos os negros que passam. Para os brancos, cheiram apenas! Fantástica cidade para a Madalena ;).
Não comemos ainda nada de especial, porque temos comido a correr, para aproveitarmos o dia ao máximo, mas daqui a pouco vamos para uma festa na casa do embaixador do Brasil em Maputo, o filho faz hoje 22 anos, pode ser que lá haja algo fora do comum para os europeus.
Já percebi porque é que em Maputo não há executivos: o calor é insuportável para o fato e gravata! Nós fomos todos apraltados para a reunião de manhã, ouvimos na radio que hoje até estava um dia fresco, e morremos de calor. A elisa (empregada da casa) vai lavar-nos a roupa, o joão e a rosa disseram-nos para dar-mos a ela, e nós aceitámos. Aqui o desemprego abunda, e portanto as pessoas estão dispostas a tudo por qualquer emprego. Para terem uma noção, a elisa vem todas as manhãs, e faz sempre o mesmo: lava a loiça do dia anterior, lava, estende e passa a roupa, e lava a casa (casa de banho, cozinha, arruma os quartos e a sala...), isto tudo todos os dias.
Hoje fomos dar uma volta ao Polana Shopping enquanto esperavamos por uma reunião, e parecia que voltavamos à civilização: Lacoste, Swatch, O Boticário, uma pequena amostra do que se pode encontrar em Maputo. Hoje choveu... durante 5 segundos! Daquelas chuvas que tapam o céu, descarregam tudo de uma vez, e vão embora. Foi à pouco, e para verem tao curto que foi, começou comigo em casa, e ao aperceber-me do fenómeno, desci as escadas para ir ver na rua. Quando lá cheguei, já tinha parado de chover! Já está o céu limpo e as estrelas a brilhar.
Ainda não tenho acesso ao msn, isto porque tenho estado sempre a escrever do computador do João, que tem sempre o Skype ligado. Hoje vou-lhe perguntar se dá para aceder ao msn desligando o skype, e assim que conseguir aviso. Não tento do meu porque só ligar aquilo são uns 15min, e a net que já tentei diz ser insuficiente para abrir o msn.
Bom, já chega né? Estou aqui a escrever porque estamos à espera para ir à festa, normalmente tenho menos tempo, também não quero abusar deles que têm sido impecáveis conosco.
Já tenho algumas saudades, principalmente daquelas pessoas especias, espero que esteja tudo bem por aí! Mandem mails para o do Gmail, op hotmail raramente vejo. Mandem também mensagens para o numero da mcel, +258 828201468, o tmn só ligo à noite porque ontem ligaram-me de vários numeros portugueses e não quero estar sempre a regeitar chamadas, assim nem toca. Para além do que assim controlo o meu saldo a partir de cá. O cartão da faculdade funcionou cá, afinal não era preciso o visa, só que não consigo ver o saldo, depois falamos melhor (mãe isto é para ti)!
Muitos beijinhos e abraços
Estamos Juntos
Gui

PS: ainda não há mais fotos porque andámos o dia todo na rua e a pé, na 5a feira devo andar de carro com o João a vermos casas, e aí aproveito para tirar!

7 comentários:

São disse...

Alô Gui

Adorei ver-te na foto com o guarda Vitor, pois tinhas uma T shirt linda que te fica a matar!!!!!
Ainda bem que correu tudo bem e que estás a ser bem tratado pela dupla aí de casa que já conheço muito bem através do blog.
Com que então festa na embaixada. Talvez se arranje lá uma casita p/ 15 magalas, não?
Gostei de saber da tua sensação de sair do avião. É mesmo esse o cheiro. FANTÁSTICO.
Cuidado p/ não seres atropelado. Só demora 1 semana a habituar a olhar para o lado oposto.
Será que os vossos anfitriões já têm o visto depois do q aconteceu no fim de semana?
Beijos grandes para ti e 1 abraço para todos os outros, em especial um com muito carinho pelos amigos que te recebem.
TIA SÃO

Unknown disse...

OLÁ!

Vou me mudar para Maputo!!!! Cidade sem cães = sonho de vida!!!
Ainda bem q está tudo a correr bem,
vê-se que estás feliz e isso é mt importante!
Manda fotos e não deixes de escrver assim sempre vamos tendo notícias!
Beijinhos grandes
Madalena

anakie disse...

Olá Gui
Que boas notícias, e que belos anfitriões que vos arranjaram. É muito bom chegar a Maputo e ter quem vos oriente e leve a conhecer o mais importante e a a dar todas as dicas.
A tua Tutti lá anda menos murchinha, tem ficado connosco todas as manhãs e á tarde depois do almoço vai para o Pé direito. Não sei bem se é a Vóvó que fica a tomar conta dela se é ela que toma conta da vóvó. Quando se fála em ti fica toda animada e conta e repete todas a s novidades. Lembro-me perfeitamente do Centro Comercial Polana que fica em frente ao PiriPiri. Na rua estão uns vendedores que foi lá que conprei o carrinho de madeira para o Zézinho e as missangas e palhotas de madeira para a Tutti. Já foste ao Bazar?
Quando é que começas na Universidade? E a dar apoio ás irmãs? Que tal a festa na embaixada do Brazil?
O Cartão de telemóvel que te dei já não funciona? Andar de chapa é uma aventura e é importante saberes bem as ruas que o chapa vai pois senão levam o dobro do tempo a chegar ao destino pois o condutor tende a levar os passageiros habituais primeiro e os outros que esperem que ele chegue ao destino e depois lá sobe o preço. Tens que ver bem o caminho e não é dificíl pois é tudo a direito.Quando é que chegam os outros teus colegas?
Beijinho grande e especial para ti Gui e aos teus anfitriões que são fantásticos em vos acolher com tanto cuidado e carinho. Até breve Tia Anakie

Unknown disse...

Alooooô!!!
Adorei a ideia do blog, tens que ir escrvendo para sabermos as novidades todas e para matarmos as saudades!!! Como correu a viagem? E a cidade como é? Quero saber tudo tudo! Vê-se q estás feliz, aproveita muito!!! Festa na embaixada??? Grande lata, aqui ninguém me convida para festas na embaixada!!! Casa para 15? Talvez casarão, não??? Já arranjaram?
Vou passando por aqui (acho que já entendi como funciona, mas já sabes não é computadores é cmg!!!)
Beijinhos grandes
Rita =)

Jorge Dias disse...

Olá Gui!

Machaala!

Há coisas fantásticas, não é?! E este blog é uma dessas coisas. Faz-nos sentir de perto o teu CAMINHO em Maputo.

Tudo de bom! Hambanine!

Unknown disse...

OLA Gui!

Ficámo muito tristes de não te ter ido dar uma beijoca de despedida no domingo!
Espero que tenhas visto a minha sms.
A carrinha pifou no meio da serra do geres... foi uma aventura para voltar para casa.
É muito fixe teres um blog! assim o pessoal vai cuscando o que andas a fazer!
bjs e abraços
Joana Sergio Tiago & Simao

anakie disse...

Olá Gui
Tive a mostrar o teu blog á VÓVÓ que adorou e manda-te muitos beijinhos.
Anakie